18 novembro 2008

A turma

Ontem fui ver o filme "A turma".
O jornal Público dizia o seguinte sobre o filme:
"A Turma" ("Entre les Murs"), filme de Laurent Cantet galardoado com a Palma de Ouro no Festival de Cannes, segue um ano de um professor e da sua turma numa escola de um bairro problemático de Paris, microcosmos da multietnicidade da população francesa, espelho dos contrastes multiculturais dos grandes centros urbanos de todo o mundo.
O professor François (interpretado pelo próprio François Bégaudeau, professor que escreveu o livro que foi o ponto de partida para este filme) e os seus colegas, preparam-se para um novo ano escolar. Cheios de boas intenções, estão decididos a não deixarem que o desencorajamento os impeça de tentar dar a melhor educação aos seus alunos.
Mas as culturas e as atitudes diferentes colidem frequentemente dentro da sala de aula. François insiste num atmosfera de respeito e empenho. Mas tudo é posto à prova quando os estudantes começam a desafiar os seus métodos.
A turma é composta por actores não-profissionais que foram escolhidos entre alunos de um liceu francês, com quem o realizador trabalhou todas as semanas durante um ano lectivo em ateliês de improvisação. O filme é considerado um retrato exemplar das questões da educação e do desafio de ensinar.
"



É impressionante a prestação dos miúdos. Supostamente são actores não-profissionais mas são es-pec-ta-cu-la-res! De uma insolência que mete nervos!
Ides ver, ides!

2 comentários:

Anónimo disse...

Será que eu seria Professora se tivesse visto o filme há alguns anos atrás???... Claro que sim! Embora existam dias ...
Por tudo o que lá está (e tb plo q deixa perceber) adorei o filme!

Beijinhos para ti, Ari.

Gonças disse...

hum...boa dica, tenho que ver isso!

Beijo
Gonçalo