06 novembro 2006

O Winnie the Pooh é mais velho que a Anita.










O Winnie the Pooh é mais velho que a Anita. Faz 80 anos, enquanto que a Anita fez apenas 52, disse a Terramota a 6.10.06.

Winnie The Pooh surgiu pela primeira vez nas páginas do London Evening News no dia de Natal de 1925, criado pelo escritor inglês Alan Alexander Milner.A ideia nascera nasceu quando Alan visitou o jardim zoológico com o seu filho, Christopher Robin, durante a qual ambos ficaram deliciados pelos jeitos de uma dócil ursa, Winnipeg, que havia sido recentemente doada ao zoo londrino.

Winnie The Pooh primeiro deu nome a um peluche e surge em histórias que o escritor contava ao seu filho, usando o próprio Christopher Robin como personagem, assim como outros dos seus bonecos, como o tigre Tigger ou o porquinho Piglet. Viviam todos no Hundred Acre Wood (Bosque dos Cem Acres), um bosque inspirado pela Ashdown Forest, em East Sussex.

Por curiosidade é engraçado referir que este ursinho de peluche foi oferecido a Christopher no seu primeiro aniversário, em 1921, e era o seu brinquedo favorito. É como se o nosso querido Winnie tivesse tido uma existência real que ficou eternizada nos livros e filmes a que continua a dar vida. Este ursinho ainda existe e pode ser visitado na sala destinada às crianças da Biblioteca Municipal de Nova Iorque.Poucos meses depois da estreia no jornal, já no ano de 1926, o ursinho Pooh deu origem a um livro, Winnie The Pooh, com as histórias de Alan Milner e ilustrações de E.H. Shepard. Nos anos seguintes o escritor publicou mais um livro de contos e dois de poemas, todos eles com desenhos do mesmo ilustrador.

Em 1929 Milner vendeu os direitos de merchandising de Pooh a um americano, Steven Slesinger, que gradualmente o transformou num negócio rentável.Os direitos sobre o personagem foram cedidos à Disney em 1961, depois da morte de Milne, e Winnie The Pooh aparece pela primeira vez nas telas e cinema em 1966, com o filme Winnie The Pooh and the Honey Tree. A primeira longa metragem de Pooh data 1977 e chama-se The Many Adventures Of Winnie The Pooh.

Desde finais de 70, Winnie The Pooh tornou-se num dos mais bem sucedidos franchises da Disney, com uma série de filmes para cinema e longas metragens apenas para vídeo e DVD lançados regularmente, livros, material escolar, brinquedos, etc...A fotografia aqui exibida foi tirada por Marcus Adams em 1928, está exposta na National Portrait Gallery, em Londres, e representa o pequeno Christpher Robin com o seu peluche a quem deu o nome Winnie The Pooh. (Fonte: Editorial Verbo)

2 comentários:

Anónimo disse...

Para 80 anos está muito bem conservado
Beijinhos

Fraga

Anónimo disse...

O Winnie é uma delícia.
A Anita é uma jovem no meio desta malta já viste?
O Mickey, por exemplo, no próximo dia 18 (ganda Escorpião!!)completa 78 anitos. Está aí para as curvas!