30 outubro 2009

Figueira da Foz

No fim-de-semana grande do 5 Outubro houve uma saída do grupo do surf. Rumámos à Figueira da Foz, onde nunca nenhum de nós tinha surfado.
Como se quer nestas coisas do surf (quem está de fora não entende minimamente esta parte...) partida sábado às 6h45 de Lisboa, para ainda dar tempo de entrar duas vezes no mar.
Desencantámos pra lá um pico que esteve vazio TODO o fim-de-semana, com ondas 5 estrelas, rocha q.b., com direito a subir e descer uma escarpazita, muito protegido do vento norte.

Também fizemos umas investidas ao Cabedelo mas, pra mim, estava uma bela porcaria comparado com aquele outro pico a que pusemos o nome de Pico da Fábrica ou Pico do Paulinho.
Desta vez não fui eu que pus por palavras o que vivemos neste fim-de-semana, mas sim a Alessa. Como acho que ela descreveu muito bem, com autorização da moça, aqui vai:

“Meus Caros

Um grande BOM DIA a todos!

Ontem quando me deitei apesar de estar completamente de rastos não consegui pregar no sono ao ponto de voltar a acender a luz e começar a escrever-vos. Passo a transcrever:

Foi com um enorme júbilo (é mesmo para ser irritante) que passei um agradável e maravilhoso fim-de-semana na vossa companhia.
Estes três dias que passámos juntos foram de facto transcendentes (by Leiria de Matos).
Penso que todos nós nos superámos na atitude, na garra, na convicção, no acreditar até ao fim (esta é para ti Zé Paulo)!
E quando há coesão e enturmamento entre as pessoas o grupo que daí resulta só pode funcionar em harmonia.

Não há nada mais gratificante, e nisto Ari dou-te toda a razão, do que ir ao surf com os amigos e sentir que puxam por nós, nos incentivam e inspiram e muitas vezes nos bafejam para a onda!
Ontem quando cheguei ao outside da praia da Cova (sempre a última) senti uma imensa alegria ao observar-vos felizes e contentes em perfeita algazarra e animação a partilharem o line up. Fiquei tão contente com a vossa união...alto orgulho no grupo!
Outro momento foi na tarde anterior no mesmo pico. Estava a curtir a ver-vos surfar fora da água quando a dada altura ouvi no parque de estacionamento: "vaaaaiiii, vaiiiii, wwooowww iiééééé wwweeeeee". Arrepiei-me.

Tivemos sorte como tempo. Temperatura do ar e água excelentes para a estação do ano e localização geográfica.
Tivemos sorte com o crowd. Ficámos a saber que vão ao surf em bando. Haja Céu!
Imaginem 14 + 14 que seria o normal (mínimo na maioria das vezes) se tivéssemos a surfar no nosso quintal..

Ficámos a saber que o pico de Buarcos (Buracos by Ariana), antes de ser eleito o pico da Fábrica (para alguns) ou pico do Paulinho (para outros) não costuma funcionar. Ah! Grande pico esse!
Roque faço minhas as tuas palavras quando comentaste: "Se não tivéssemos com o Zé Paulo não tínhamos entrado."
Sem dúvida faz toda a diferença entrar em picos nunca antes navegados.. oops... surfados com quem tem experiência e conhecimento do mar.
Zé, obrigado pela excelente oportunidade que nos proporcionaste.
Acho que posso arriscar e dizer que ficámos todos completamente extasiados!

Durães, se não fosse a tua carrinha, acredita, a logística teria sido três vezes mais desgastante.
O tira-pões, o mete-e-tira, o chega-para-lá, agora desvia (lol) tinha-nos dado cabo da paciência em determinadas alturas.
Muito obrigado por teres partilhado o teu furgon maravilha e a tua boa disposição e carinho.

Vasco, o teu registo fotográfico é e tem sido, pelo menos de à ano e meio para cá, super importante. Ajuda-nos a ter a percepção real da postura, manobras, erros e timmings, para além de reter, e não quero ser injusta, 10% da adrenalina do que é fazer uma onda.
E também nos dar a cor maravilhosa do mar, do céu, do Sol.
Obrigado por nos acompanhares nesta paixão. E pela máquina que tira 3.2 fotos por segundo! eheheh
Não estou a ignorar os vídeos RTP, atenção!
São igualmente importantes para além de acrescentarem o tempo real que estamos em cima da prancha!
É porque as fotos têm uma definição que a tua cam, Zé, não tem.

Outro dos momentos altos que tive foi ontem quando saímos da fábrica e tentei quase em vão tirar a foto do grupo no ar (envio amanhã).


Vocês não estão bem a ver a vossa energia...foi lindo, lindo!! Vocês todos a andar na minha direcção...todos de peito aberto e felizes. Uaaaaauuuuu!

Todos nós saímos da Figueira da Fox (by Ana Roque) com um sorrisão incomensurável, um quentinho dentro do peito, com o perfume do lip nos cabelos e muitas ondas gravadas. Ondas, ondas, ondas e ondas na memória que foi difícil adormecer, durante e depois do fds, sem sentir tudo isto primeiro.
Sabem bem ao que me refiro!

Tenho muita coisa ainda por dizer mas receio não conseguir terminar o mail ainda hoje. E TEM de seguir hoje!

Henrique, Alá está contigo!
Frederico onde levas ajes pranxajes?
Setôre, não sei quem mata ou esfola primeiro.
Teresinha não desanima.
Heitor excelente regresso às aulas.
Maria voltas?
André, sogado!
Ari, soltem a parede!
Tiago foi um prazer.
Ana, Waldorf and Statler forever.
Vasco, vai uma francesinha?
Durães, verticália!
Zé Paulo, aposto que estás orgulhoso!

Era giro se acrescentassem as vossas versões.
Beijinhos
Alessa"

09 outubro 2009

Zé Peixe

74 anos, comandante de um rebocador, nada 3 ou 4 horas no mar (na boa!), não bebe água, só come fruta e há 50 e tal anos que não toma banho de água doce "só banho salgado"
Puxa! É obra!